OTeatroAgita Logo.png

Companhia de Teatro e Animação

O teatro é a principal área artística de especialização da Agita. O Teatro Agita - Companhia de Teatro e Animação nasceu a 5 de setembro de 1997 e, desde então, tem desenvolvido projectos de Teatro nas mais diversas vertentes e manifestações. Embora também promova e desenvolva projectos na área social e pedagógica, é através de espectáculos de teatro e animação de rua que por todo o país se tem afirmado e destacado. Especificamente em projectos de animação histórica, tem estado presente em diversas edições do Mercado Medieval de Óbidos com projectos de residência artística e animação, na coordenação artística da Recriação Histórica em São João da Talha e nas Jornadas Medievais do Douro, em Canelas do Douro. Para além destes contextos, o nosso trabalho tem também ganho projeção em workshops, espectáculos para escolas, ateliers pedagógicos, festivais de teatro e em eventos de grande visibilidade, como a ExpoMinho.

MMO 2019
press to zoom
MMO 2019
press to zoom
MMO 2019
press to zoom
MMO 2019
press to zoom
MMO 2019
press to zoom
MMO 2019
press to zoom
MMO 2019
press to zoom
MMO 2019
press to zoom
MMO 2019
press to zoom
1/4
rui.jpg

Rui Tapadinhas

Produtor

De Lisboa, da fornada de 1976. Com o curso de formação de actores no IAE - Instituto das Artes do Espectáculo frequentou o CEM - Centro Em Movimento, tendo feito formação com João Mota, Maria Henrique, António Calpi, Patrícia Portela, Howard Sonenklar, Luca Aprea, Marina Nabais, entre outros. Co-fundador d' O Teatro Agita - Companhia de Teatro e Animação e da am'Arte - Grupo de Teatro, como ator, trabalhou com Carlos Francisco, Miguel Moreira, Ana Brandão, Luís Costa e Hélder Costa. Como produtor, produziu diversos espectáculos de teatro, animações de rua, festivais de música jovem de Loures e residências artísticas em Óbidos. Desde de 2009, é o coordenador do Espaço Agita - Centro de Artes. Persistente, sonhador e com uma grande vontade de produzir arte e cultura. 

miguel fonseca.png

Miguel Fonseca

Coordenador artístico

Formado na Escola Superior de Teatro e Cinema no Curso de Formação de Actores, variante de Encenação, é um dos membros-fundadores da Agita. É criador e coordenador de projetos artísticos por todo o país. Especializou-se na Direção de Actores e no Ensino da Interpretação, tendo alcançado o pódio em Festivais de Teatro de Lisboa e Guimarães. Leciona teatro em diversos estabelecimentos de ensino, destacando-se as Escolas Básicas do 1º. Ciclo do Concelho de Odivelas, do Ensino Técnico Profissional (Iptrans) e do Ensino Superior (Universidade Lusíada de Lisboa/Tzm Produções). Para além da área artística, é instrutor de artes marciais, formador de desenvolvimento pessoal e hipnoterapeuta.

equipa