Companhia de Teatro e Animação

O teatro é a principal área artística de especialização da Agita. O Teatro Agita - Companhia de Teatro e Animação nasceu a 5 de setembro de 1997 e, desde então, tem desenvolvido projectos de Teatro nas mais diversas vertentes e manifestações. Embora também promova e desenvolva projectos na área social e pedagógica, é através de espectáculos de teatro e animação de rua que por todo o país se tem afirmado e destacado. Especificamente em projectos de animação histórica, tem estado presente em diversas edições do Mercado Medieval de Óbidos com projectos de residência artística e animação, na coordenação artística da Recriação Histórica em São João da Talha e nas Jornadas Medievais do Douro, em Canelas do Douro. Para além destes contextos, o nosso trabalho tem também ganho projeção em workshops, espectáculos para escolas, ateliers pedagógicos, festivais de teatro e em eventos de grande visibilidade, como a ExpoMinho.

equipa

Rui Tapadinhas

De Lisboa, da fornada de 1976. Com o curso de formação de actores no IAE - Instituto das Artes do Espectáculo frequentou o CEM - Centro Em Movimento, tendo feito formação com João Mota, Maria Henrique, António Calpi, Patrícia Portela, Howard Sonenklar, Luca Aprea, Marina Nabais, entre outros. Co-fundador d' O Teatro Agita - Companhia de Teatro e Animação e da am'Arte - Grupo de Teatro, como ator, trabalhou com Carlos Francisco, Miguel Moreira, Ana Brandão, Luís Costa e Hélder Costa. Como produtor, produziu diversos espectáculos de teatro, animações de rua, festivais de música jovem de Loures e residências artísticas em Óbidos. Desde de 2009, é o coordenador do Espaço Agita - Centro de Artes. Persistente, sonhador e com uma grande vontade de produzir arte e cultura. 

Produtor

Miguel Fonseca

Formado na Escola Superior de Teatro e Cinema no Curso de Formação de Actores, variante de Encenação, é um dos membros-fundadores da Agita. É criador e coordenador de projetos artísticos por todo o país. Especializou-se na Direção de Actores e no Ensino da Interpretação, tendo alcançado o pódio em Festivais de Teatro de Lisboa e Guimarães. Leciona teatro em diversos estabelecimentos de ensino, destacando-se as Escolas Básicas do 1º. Ciclo do Concelho de Odivelas, do Ensino Técnico Profissional (Iptrans) e do Ensino Superior (Universidade Lusíada de Lisboa/Tzm Produções). Para além da área artística, é instrutor de artes marciais, formador de desenvolvimento pessoal e hipnoterapeuta.

Coordenador artístico

Please reload

1/4

Com o apoio de:

©2020. AGITA - ASSOCIAÇÃO CULTURAL E SOCIAL.

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Marco Mendes.