gabinete psicossocial

avaliacao-psicologica.jpg

Avaliação Psicológica

Crianças, adolescentes e adultos

A avaliação psicológica é uma ferramenta para a compreensão do estado psicológico de um indivíduo e é constituída por um conjunto de provas escolhidas para dar resposta às hipóteses levantadas pelo clínico na sequência de um pedido feito pelo próprio ou por entidades externas (ex. tribunal, médico, professor, família). A avaliação abrange as áreas emocionais, sociais e cognitivas de qualquer sujeito, independentemente da idade, género ou contexto social, sendo adaptada a cada caso em particular.

psy.jpg

Acompanhamento Psicológico

Crianças, adolescentes e adultos

A consulta de psicologia oferece ao indivíduo o tempo e o espaço próprios para uma reflexão interna acompanhada e orientada. Desta forma, pode beneficiar de cuidados de saúde psicológica em casos específicos de perturbação emocional e/ou cognitiva, tais como depressão, ansiedade, ataques de pânico, lutos, dificuldades de concentração e/ou aprendizagem, ou no caso de pretender fazer um trabalho de conhecimento e desenvolvimento pessoal, usufruindo de forma plena das suas características de personalidade e competências pessoais.

Desde 2006, a Agita tem desenvolvido projectos pontuais na área da saúde mental e, em 2014, procurámos implementar um projecto de carácter regular, designado por Gabinete de Apoio Psicossocial à Comunidade, com o objetivo de colmatar as dificuldades de acesso a consultas de Psicologia na União de Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela (UFSSB).

 

Actualmente, o nosso Gabinete tem como missão garantir a promoção da saúde mental e do bem-estar biopsicoemocional dos nossos associados, contribuindo para a promoção de comportamentos saudáveis da comunidade a que servimos. Somos uma equipa multidisciplinar, disponível e com competências aprofundadas nas áreas da Psicologia Clínica, do Coaching e da Psicoterapia. Realizamos processos terapêuticos de qualidade, baseados num elevado espírito de compromisso e de ética profissional.

 

Ao longo da nossa existência, temos estabelecido vários protocolos com Agrupamentos Escolares, Centros de Estudo e Entidades Públicas (como, por exemplo, a CPCJ) e somos Entidade Parceira da Rede Social da UFSSB, tendo em vista uma intervenção assente na colaboração e na responsabilidade social. Fruto deste empenho e crescimento, o Gabinete de Apoio Psicossocial tem vindo a aumentar a sua equipa de profissionais, de forma a fazer face às novas solicitações e desafios do presente e do futuro. Deste modo, crescemos todos os dias com o objectivo de sermos um espaço de referência na saúde mental, em prol de cada indivíduo e da comunidade, com a visão de poder desempenhar um papel activo na melhoria do bem-estar e do desenvolvimento social.

equipa

ana borralho.PNG

Ana Borralho

Psicóloga Clínica

Psicóloga Clínica e da Saúde, na área Dinâmica, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com cédula n.º 261. Tem experiência em Psicologia Comunitária, através da intervenção desenvolvida em equipas de intervenção social e comunitária, nomeadamente no âmbito da Prevenção e Tratamento das Toxicodependências. Co-fundadora da Agita, exerce a sua actividade profissional, nesta associação, desde 2002. Docente na Escola Técnica Psicossocial de Lisboa onde lecciona as disciplinas da área técnica de Animação Sociocultural e da Formação em Contexto de Trabalho.

SSL20588.JPG

Catarina Azevedo

Psicóloga Clínica

Psicóloga Clínica e da Saúde, na área Cognitiva-Comportamental e Integrativa, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses com cédula n.º 14309. Exerce prática clínica com crianças, adolescentes e adultos, no Concelho de Vila Franca de Xira e Loures. Formadora e facilitadora de Meditação para Crianças. Interessa-se por promover o bem-estar mental e emocional, numa ótica integrativa e estimulando o potencial de cada indivíduo. Valoriza a intervenção em grupos, tendo dinamizado grupos de competências pessoais e sociais e grupos de apoio para filhos de pais separados ou divorciados.

159920366_794552944481541_7259227869441712340_n_edited.jpg

Marco Mendes

Psicólogo Clínico

Psicólogo Clínico e da Saúde, na área Dinâmica, pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses n.º 23737. Exerce actividade clínica com crianças, adolescentes e adultos, numa abordagem integrativa. Tem formação e experiência em diversas áreas, entre as quais a terapia focada nas emoções, e em várias problemáticas, tais como depressão, ansiedade, trauma, luto, adição ao jogo e dependência de substâncias e álcool. Desenvolve projectos de promoção de competências sociais e emocionais com grupos de jovens em contexto escolar e comunitário. Interessa-se também por investigação, tendo artigos científicos publicados.

IMG_4650.jpg

Selma Silva

Psicóloga Clínica

Psicóloga Clínica e da Saúde e Psicoterapeuta Psicanalítica em formação pela APPSI - Associação Portuguesa de Psicoterapia Psicanalítica. Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses nº. 11334. Iniciou a sua carreira na área da clínica infantil e do adolescente no departamento de pedopsiquiatria do Hospital D. Estefânia, tendo, posteriormente, sentido interesse pela clínica do adulto. Trabalha há mais de 10 anos em consultório privado com crianças, adolescentes e adultos e tem participado em vários projectos de intervenção psicológica em populações específicas.

blog de saúde mental